Seu portal de empregos e carreira
em Logística, Transportes e Supply Chain
Tecnologística no LinkedIn
Tecnologística no Instagram
Menu

Carreira

As informações a seguir foram elaboradas pelo Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP). No Brasil e em outros 21 países, a entidade americana realiza encontros, chamados de roundtables, que permitem que seus associados participem de debates sobre os temas mais atuais relacionados ao mundo da logística.

CARREIRA

A trajetória profissional dos que trabalham em Supply Chain, Logística e Transportes requer ampla base de habilidades, conhecimento de processos e experiência prática. O mais comum é que o candidato comece como trainee ou estagiário, analista ou supervisor. Na medida em que demonstra suas capacidades e resultados, poderá avançar para cargos de maior responsabilidade.

Um requisito fundamental para o sucesso profissional nesse segmento é a flexibilidade e comunicação. O profissional vai trabalhar com pessoas de muitas outras áreas na empresa e, portanto, necessitará de competências relacionadas com uma ou mais funções. Alguns cargos exigem especialização em uma área específica e a evolução de carreira pode se concentrar em uma grande variedade de áreas funcionais. Algumas delas são:

• Planejamento e Análise em Logística
• Gerenciamento de Transportes
• Gerenciamento de Operações de Depósitos/Armazéns
• Planejamento e Controle de Estoques
• Planejamento de Demanda
• Planejamento de matérias primas
• Gerenciamento de Compras e Materiais
• Gerenciamento de Logística Internacional
• Planejamento e Operações de Produção
• Gerenciamento do Atendimento ao Cliente
• Sistemas e Controle de Informações
• Marketing e Vendas de Serviços de Logística
• Engenharia Logística

É importante salientar que nem todas as organizações têm um departamento de Supply Chain formalizado. Essas empresas distribuem funções suas funções em vários departamentos como logística, produção, operações, marketing e/ou divisões específicas de produtos.

PERFIS PROFISSIONAIS

As descrições de cargos de gerenciamento de Supply Chain foram formuladas pelo CSCMP e se baseiam em centenas de entrevistas com profissionais em plena atividade, pesquisas e materiais fornecidos por gerentes de recursos humanos e recrutadores de uma ampla gama de empresas no mundo todo. Os cargos podem ser encontrados em organizações de todos os segmentos e portes no mundo.

Cada perfil pretende dar uma idéia daquilo que cada cargo envolve, incluindo:

• Principais Responsabilidades
• Habilidades Necessárias
• Trajetórias de Carreira

Analista
Descrição sumária
Utiliza métodos analíticos e quantitativos para compreender, prever e melhorar processos de logística. Responsável por reunir dados, analisar desempenho, identificar problemas e desenvolver recomendações que dão suporte ao gerenciamento de logística. Os deveres de um analista de transporte giram em torno de uma atividade de logística específica ao passo que um analista da cadeia de suprimentos é responsável por uma ampla gama de atividades. Atua em transportadoras, fornecedores de serviços de logística, fabricantes ou outros membros da cadeia de suprimentos.
Principais responsabilidades
  • Reúne e interpreta dados relevantes (custos, produtividade, padrões de demanda, etc.).
  • Investiga problemas, procura causas básicas e desenvolve soluções.
  • Desenvolve relatórios periódicos de desempenho e os distribui para as partes interessadas.
  • Acompanha o cumprimento de contratos de transportadoras e de outros fornecedores de serviços de logística.
  • Oferece suporte analítico para projetos, novas oportunidades de negócios e propostas comerciais.
  • Coordena os cronogramas de entrega e outras atividades da cadeia de suprimentos.
Habilidades necessárias
Forte capacitação analítica; familiarizado com conceitos de planejamento de logística e produção (por exemplo, just-in-time, planejamento de requisitos de materiais); ampla gama de habilidades de informática — bancos de dados, planilhas, aplicativos de estatística e pacotes de software de logística; conhecimento de contratos e tarifas; auto-direcionado; capacidade de comunicar divergências, fazer recomendações e facilitar mudanças; capacidade para trabalhar com pessoas em todos os níveis organizacionais e para gerenciar projetos.
Cargos relacionados
Planejador, Especialista de Projeto e Coordenador.
Trajetória da carreira
Muitas pessoas começam a carreira como analistas. A variedade e complexidade das responsabilidades de um analista aumentam com o ganho de experiência. Analistas de sucesso costumam evoluir para os seguintes cargos: Analista SR, Engenheiro de Logística, Líder de Projeto, Gerente de Logística e Gerente de Operações.
Consultor
Descrição sumária
Trabalha com organizações clientes para melhorar o desempenho de logística por meio de planejamento estratégico, reengenharia de processos e/ou implementação de ferramentas de tecnologia da informação. Desenvolve e gerencia uma ampla gama de projetos, incluindo otimização da cadeia global de suprimentos, seleção e desenvolvimento de software, contratação estratégica e desenho da rede de logística. Ajuda os clientes a desenvolver as ferramentas de logística, processos e base de conhecimentos necessários para criar valor para o cliente, construir vantagem competitiva e impulsionar a lucratividade.
Principais responsabilidades
  • Identifica problemas, oportunidades e riscos de clientes.
  • Reúne e analisa dados.
  • Realiza entrevistas com clientes e visitas a instalações.
  • Desenvolve e avalia estratégias alternativas.
  • Prepara relatórios e apresenta sugestões aos clientes.
  • Trabalha com clientes para implementar soluções.
Habilidades necessárias
Raciocínio crítico; capacidade para trabalhar bem em ambientes de equipe e para gerenciar projetos; atenção aos detalhes; recursos excepcionais de redação e apresentação; capacidade de “improvisação”; acostumado com o cumprimento de prazos; capacidade de gerenciar pessoas; proficiência na análise financeira e estatística; persuasão; bem organizado; flexibilidade.
Cargos relacionados
Analistas, Gerentes de Projeto e Engenheiros de Logística.
Trajetória da carreira
Trabalha em organizações de consultoria através de umas das seguintes modalidades:
1. Recém-formados em faculdades começam como analistas (Bacharelado).
2. Consultores associados (Mestrado). Pessoas com experiência prévia em gerenciamento de logística são procuradas para cargos de consultoria. O sucesso como consultor leva à ascensão às posições de Consultor SR, Gerente de Projetos, Diretor, Vice-Presidente e Sócio.
Gerente de Atendimento ao Cliente
Descrição sumária
Planeja e orienta atividades de equipes de atendimento ao cliente para suprir necessidades de clientes e dar suporte às operações da empresa. Desenvolve procedimentos, estabelece normas e administra atividades para garantir o lançamento preciso de pedidos, acompanhamento eficiente de remessas e entrega oportuna de produtos aos clientes. Também é responsável pela resposta eficaz a solicitações, problemas e necessidades especiais de clientes. Trabalha em conjunto com as áreas de Marketing e Vendas, Logística e Transportes para reduzir o ciclo de produção de pedidos e melhorar as taxas de enchimento, ao mesmo tempo em que controla o custo de atendimento aos clientes.
Principais responsabilidades
  • Orienta e controla o recebimento de pedidos e sua liberação para o depósito/armazém.
  • Estabelece e acompanha as normas de desempenho de atendimento ao cliente.
  • Desenvolve e mantém planos de gerenciamento de pedidos de clientes.
  • Administra campanhas promocionais, devolução de produtos e programas de serviços.
  • Desenvolve processos para identificar problemas do cliente e resolvê-los rapidamente. 
Habilidades necessárias
Persuasão, empatia e capacidade de lidar com conflito e pressão; conhecimento do produto; capacidade para solução de problemas; criatividade; senso de urgência; atenção aos detalhes; fortes atributos de comunicação; capacidade de gerenciar pessoas.
Cargos relacionados
Gerente de Pedidos de Clientes, Gerente de Serviços Pós-Vendas, Coordenador de Distribuição.
Trajetória da carreira
A maior parte dos gerentes de atendimento ao cliente tem experiência em vendas, operações de logística e/ou supervisão de atendimento ao cliente. Gerentes bem sucedidos de atendimento ao cliente podem ser promovidos a Diretor de Atendimento ao Cliente ou Gerente de Vendas.
Gerente de Logística Internacional
Descrição sumária
Trabalha em conjunto com o pessoal da produção, marketing e compras para criar cadeias de suprimento de importação/exportação pontuais e rentáveis. Responsável por tratar dos detalhes técnicos de transporte internacional – modos múltiplos, documentação complexa e alterações nos regulamentos alfandegários –, por desenvolver estratégias de distribuição e construir relacionamentos com intermediários de logística. Atua como solucionador de problemas, trabalhando com aqueles inerentes à movimentação de fretes de longa distância e manutenção de estoques em múltiplos países.
Principais responsabilidades
  • Gerencia o desempenho de transportadoras internacionais e intermediários de logística
  • Garante cumprimento de leis internacionais e locais relacionadas à atividade de importação/exportação.
  • Avalia concessões (trade-offs) entre custos de transporte, custos de estoques e níveis de serviço.
  • Trabalha com engenheiros de embalagem para proteger de forma eficaz as mercadorias de importação/exportação.
  • Desenvolve estratégias de logística e alternativas para penetrar em novos mercados.
Habilidades necessárias
Conhecimento de comércio internacional — questões de operações bancárias internacionais, termos de vendas e pagamentos, regulamentos alfandegários e processos da cadeia de suprimentos internacionais; atento a detalhes; capacidade de negociação e comunicação; fluência em inglês e/ou espanhol; capacidade de lidar com tarefas múltiplas; conscientização e valorização de culturas diferentes; diplomático.
Cargos relacionados
Gerente de Importação/Exportação e Gerente de Transporte Internacional.
Trajetória da carreira
As pessoas geralmente ganham experiência como coordenadores de importação/exportação, planejadores de transporte internacional ou gerentes de logística doméstica, antes de ser promovidos para Gerente de Logística Internacional. O sucesso neste cargo leva à posição de Diretor de Logística Internacional, Diretor de Transporte Internacional ou Vice-Presidente.
Gerente de Controle de Estoques
Descrição sumária
Desenvolve e implementa planos para otimizar o custo de estoques e metas de atendimento ao cliente nos níveis de fábrica, centro de distribuição e/ou varejo. Responsável por prever necessidades, analisar padrões de movimento, distribuição de produtos, relatórios de desempenho e solução de discrepâncias de precisão. Trabalha com gerentes de compras e logística para estabelecer quantidades ótimas de pedidos, metas de estoques e objetivos de rotatividade.
Principais responsabilidades
  • Administra o programa de garantia de qualidade e precisão de estoques.
  • Define requisitos e desenvolve, implementa e/ou monitora o sistema de gerenciamento de estoques.
  • Coordena o processo de estoques físicos e contagem de ciclo.
  • Monitora o fluxo de estoques pelo sistema, especialmente entregas urgentes e produtos anunciados.
  • Desenvolve a localização de estoques e estratégias de tomada de pedidos para otimizar o fluxo de trabalho, utilização de espaço e produtividade da mão-de-obra nas instalações de distribuição.
Habilidades necessárias
Vasto conhecimento de modelos de estoques, métodos de previsão e procedimentos de controle de estoques; habilidades de gerenciamento de bancos de dados; habilidades de análise de planilhas; familiaridade com conceitos DRP – Distribution Resource Planning (Planejamento de Recursos de Distribuição); capacidade de solução de problemas; conhecimento de operações de logística, fluxos de estoques e relacionamentos entre estoques e contabilidade; capacidade de priorizar necessidades.
Cargos relacionados
Gerente de Distribuição de Estoques, Especialista em Estoques e Gerente de Materiais.
Trajetória da carreira
As pessoas podem se preparar para cargos de gerenciamento de estoques como planejadores de estoques, expedidores, supervisores de operações de distribuição e outros cargos importantes. Gerentes de sucesso avançam para o nível de Diretor ou vão para as áreas de Compras, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Atendimento ao Cliente ou aproveitam oportunidades de Gerenciamento de Logística.
Engenheiro de Logística
Descrição sumária
Desenha processos de logística, tecnologia, e/ou infra-estrutura para dar suporte ao gerenciamento de produtos eficiente e rentável, a partir de sua concepção na prancheta de desenho até a produção, distribuição e ciclo de vida útil. Desenvolve recomendações a respeito de assuntos como, por exemplo, o controle de tempo de atividades, local de operações e os fatores ambientais e humanos que afetam o desempenho da logística. Trabalha em conjunto com clientes, fornecedores de serviços de logística, gerentes de logística e outros membros da cadeia de suprimentos para desenvolver soluções inovadoras para problemas operacionais diários.
Principais responsabilidades
  • Avalia a eficácia de processos atuais de logística e/ou transporte, determina melhorias e coordena a mudança institucional.
  • Desenha leiautes de instalações para maximizar a utilização de espaço, produtividade e segurança.
  • Desenvolve procedimentos operacionais padrão e normas de desempenho.
  • Investiga e implementa novas tecnologias e sistemas de informação.
Habilidades necessárias
Capacidade de gerenciamento de projetos; conhecimento de desenho baseado em computador e ferramentas de análise — otimização de rota, simulação, medição do trabalho, planilhas e análise de bancos de dados; fortes recursos de redação técnica — desenvolvimento de proposta e análise de desempenho; natureza investigativa; compreensão de análise de custos e preços; orientado para o processo.
Cargos relacionados
Especialista em Logística, Engenheiro Industrial, Consultor Interno, Engenheiro de Processo.
Trajetória da carreira
A maior parte dos cargos de engenharia de logística exige, no mínimo, dois a cinco anos de experiência em planejamento e análise de logística, operações, gerenciamento e/ou tecnologia da informação. Os engenheiros de sucesso costumam avançar para as posições de Engenheiro de Logística SR, Gerente de Projetos, Consultor e Gerente de Engenharia Logística.
Gerente de Logística
Descrição sumária
Supervisiona uma série de funções de logística que incluem operações de depósito/armazém e distribuição, previsão, planejamento, sistemas de logística, atendimento ao cliente e compras. Administra o pessoal de logística. Orienta as operações diárias. Coordena relacionamentos com terceiros, com fornecedores de logística e outros membros da cadeia de suprimentos.
Principais responsabilidades
  • Orienta a equipe na realização de operações diárias de logística.
  • Supervisiona equipes que analisam custos e processos estratégicos e táticos.
  • Negocia serviços com fornecedores, parceiros e clientes.
  • Administra o processo de preenchimento de pedidos, da emissão à entrega.
  • Garante melhoria contínua do processo e serviços de alta qualidade.
Habilidades necessárias
Liderança, negociação e trabalho de equipe; excelente comunicação escrita e verbal; capacitação técnica inclusive em informática, programas de qualidade e métricas de logística; senso analítico, especialmente em custos.
Cargos relacionados
Gerente de Distribuição, Gerente de Operações e Diretor de Logística. 
Trajetória da carreira
A maior parte das trajetórias de carreira em logística acaba por levar o profissional ao cargo de Gerente de Logística. Normalmente, são necessários de cinco a sete anos para que um profissional se torne Gerente de Logística de nível médio. Quinze anos ou mais é um período realista para se alcançar o nível de Executivo Sênior de empresas de grande porte.
Representante de Vendas de Serviços de Logística
Descrição sumária
Vende serviços de transporte e armazenamento e serviços especializados de logística. Desenvolve relacionamentos de negócios com clientes ativos e potenciais. Identifica potenciais serviços de logística sob contrato que possam beneficiar empresas clientes. Integra sistemas de logística e de informática.
Principais responsabilidades
  • Negocia níveis de preços e serviços com clientes.
  • Inicia contratos com clientes.
  • Fornece soluções para as necessidades de logística e de transporte do cliente.
  • Vende equipamentos, software e serviços.
  • Instrui clientes potenciais sobre os benefícios de várias soluções de logística.
  • Coordena várias atividades para garantir altos níveis de atendimento ao cliente.
Habilidades necessárias
Forte capacidade de comunicação escrita e verbal; familiaridade com a microinformática; capacidade de ouvir pessoas; capacidade de raciocínio e solução de problemas; negociação; conhecimento especializado de produtos/serviços específicos.
Cargos relacionados
Executivo/Representante/Gerente de Contas, Gerente de Vendas, Agente de Atendimento ao Cliente e Corretor de Transporte.
Trajetória da carreira
Este cargo, muitas vezes, é uma posição em nível de entrada depois da faculdade. Muitos profissionais de operações passam pela área de vendas para aumentar sua compreensão de logística depois de ter dois a três anos de experiência. O sucesso neste cargo, aliado à capacitação técnica e gerencial, pode levar ao gerenciamento de vendas ou à atuação na área de operações como Gerente de Logística.
Gerente de Software de Logística
Descrição sumária
Administra componentes de tecnologia de distribuição, inclusive sistemas de operações de depósito/armazém, comunicação eletrônica e sistemas de tomada de pedidos, além de sistemas de suporte. Desenha ferramentas analíticas para aumentar e mensurar a produtividade. Desenvolve sistemas de suporte a decisões para analisar e otimizar sistemas de logística e transporte.
Principais responsabilidades
  • Incorpora soluções de software em arenas de logística, tais como armazenamento, planejamento de produção, atendimento ao cliente e transporte.
  • Integra informações de software de logística nos bancos de dados corporativos.
  • Apóia a comunicação com todos os membros da cadeia de suprimentos.
  • Fornece suporte de sistemas de informática para usuários.
  • Avalia potenciais soluções de informática para compras e implementação.
Habilidades necessárias
Excelente capacitação teórico-prática no campo da Informática; familiaridade com as operações de logística, inclusive funções de armazenamento, controle do processo estatístico e outras técnicas de TQM - Gerenciamento da Qualidade Total; capacidade de solução de problemas e de gerenciamento de pessoas.
Cargos relacionados
Gerente de Sistemas da Informação e Coordenador de Sistemas. 
Trajetória da carreira
O cargo inclui uma série de trajetórias de carreira. Muitos formados em Sistemas da Informação vão diretamente para esses cargos depois da faculdade. Outros profissionais podem chegar até eles a partir de cargos de gerenciamento de logística de nível médio.
Gerente de Materiais
Descrição sumária
Gerencia os estoques de matérias-primas e/ou componentes necessários para a produção. Responsável por níveis de estoques internos. Coordena atividades com as áreas de compras, produção e fornecedores, para garantir a entrega confiável e rentável de matérias-primas e para criar um plano de produção. Geralmente é responsável pelo recebimento, armazenamento e transporte interno.
Principais responsabilidades
  • Prevê necessidades baseadas em dados históricos.
  • Utiliza MRP – Materials Requirements Planning (Planejamento de Requisitos de Materiais).
  • Direciona matérias-primas e componentes.
  • Gerencia níveis de estoques internos, rotatividade e custos.
  • Atende a necessidades de produção, muitas vezes em um ambiente Just-In-Time (JIT).
Habilidades necessárias
Análise de concessões (trade-offs) entre custos, ferramentas de medição e necessidades de produção; elevada capacidade de relacionamento interpessoal; conhecimento de ferramentas de previsão analítica; capacidade de empregar planejamento MRP e JIT; capacidade de administrar projetos detalhados; familiaridade com a microinformática.
Cargos relacionados
Planejador de Materiais, Analista de Materiais e Diretor de Materiais. 
Trajetória da carreira
Cargos de gerenciamento em nível de entrada podem exigir de quatro a seis anos como planejador ou analista de materiais. O sucesso como Gerente de Materiais pode levar aos cargos de Gerente de Logística ou Gerente de Produção/Operações.
Gerente de Produção
Descrição sumária
Supervisiona a produção em um ambiente de fábrica. Responsável por engenheiros de produção, operadores de máquinas e de outros equipamentos de fábrica. Coordena a programação da produção, controle de qualidade, requisitos de mão de obra, requisitos de materiais e estoque de produtos acabados. Gerencia custos do departamento de produção.
Principais responsabilidades
  • Gerencia operadores de máquinas, supervisores e outros profissionais diretamente ligados à área de Produção..
  • Emprega estratégias TQM – Total Quality Management (Gestão da Qualidade Total) para melhorar a qualidade dos produtos
  • Coordena o departamento de Materiais para programar a produção diária.
  • Faz previsões de necessidades de produção (mão de obra e matérias-primas).
  • Planeja e supervisiona a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos.
Habilidades necessárias
Capacidade de interagir e gerenciar pessoas; conhecimentos de programação e previsão de atividades de produção industrial; conhecimento do controle estatístico do processo e outras técnicas TQM. 
Cargos relacionados
Gerente de Operações e Coordenador de Produção.
Trajetória da carreira
Muitas pessoas trabalham de dois a quatro anos como Planejador/Analista de Operações, Líder de Equipe ou Coordenador de Produção antes de se tornarem Gerente de Produção. O sucesso como Gerente de Produção pode levar à posição de Gerente de Fábrica.
Gerente de Compras
Descrição sumária
Gerencia as atividades de compras de uma empresa, órgão governamental ou organização. Responsável pela identificação de fontes globais de materiais, seleção de fornecedores, negociação de contratos e gerenciamento de relacionamentos. Trabalha em conjunto com o gerenciamento de materiais e a produção para garantir a entrega pontual dos materiais adequados. Realiza análises para aumentar os níveis de serviços a custos reduzidos.
Principais responsabilidades
  • Solicita e avalia ofertas de peças e serviços.
  • Negocia contratos com futuros fornecedores.
  • Gerencia e monitora contratos com fornecedores atuais.
  • Coordena outras funções de suprimento dentro da empresa.
  • Supervisiona programas de certificação de fornecedores.
Habilidades necessárias
Elevada capacidade de negociação e análise de custos; capacidade de ler, entender e ajudar a redigir contratos legalmente válidos; proficiência em planilhas; capacidade de reagir a mudanças; conhecimento dos processos de importação/exportação.
Cargos relacionados
Gerente de Aquisições, Comprador e Especialista em Compras. 
Trajetória da carreira
Os gerentes de compras juniores geralmente têm de três a cinco anos de experiência como Especialista em Compras ou Comprador. O sucesso como Gerente de Compras pode levar às posições de Gerente de Logística e de Gerente de Materiais.
Gerente de Cadeia de Suprimentos
Descrição sumária
Revisa os procedimentos existentes e examina oportunidades para racionalizar a produção, compras, armazenamento, distribuição e as previsões financeiras para atender às necessidades de distribuição de produtos. Orienta atividades para reduzir custos, melhorar a precisão, o atendimento ao cliente e a segurança dos processos. Toma decisões referentes à movimentação, armazenamento e processamento de estoques.
Principais responsabilidades
  • Desenvolve estratégias personalizadas para oferecer atendimento de alta qualidade a custos reduzidos.
  • Responsável pela custódia física e proteção geral dos estoques.
  • Responsável pelo fluxo eficiente de produtos do fornecedor aos clientes.
  • Oferece informações, análise e recomendações sobre as operações em geral.
Habilidades necessárias
Amplo conhecimento da cadeia de suprimentos (gerenciamento de estoques, operações de centros de distribuição, transportes e operações com fornecedores); conhecimento de leiaute de instalações, controle de custos, análise de custo/benefício, melhoria da produtividade e simplificação do trabalho; boa capacidade de liderança e gerenciamento de pessoas; proficiência em microinformática; conhecimento de desenvolvimento de sistemas; bons conhecimentos de solução de problemas, análise, estratégia de logística ou planejamento organizacional.
Cargos relacionados
Diretor de Logística, Materiais, Operações & Transporte, Gerente de Logística, Gerente de Estoques e Planejamento da Capacidade e Diretor de Fornecimento de Produtos.
Trajetória da carreira
Experiência exigida como Supervisor de Movimentação de Materiais/Planejamento/Distribuição. O sucesso no gerenciamento da cadeia de suprimentos pode levar ao cargo de Vice-Presidente de Operações, Diretor de Materiais ou Diretor de Logística.
Gerente de Suporte de Sistemas
Descrição sumária
Oferece suporte analítico ao controle do planejamento e processos de informações de logística. Supervisiona o desenho, desenvolvimento e implementação da coleta de dados e métodos e procedimentos de relatórios. Atua como coordenador técnico e consultor interno no que se refere às necessidades e requisitos do processamento de dados. Fornece soluções de tecnologia para a solução de problemas dos usuários.
Principais responsabilidades
  • Estabelece sistemas e métodos adequados por meio do planejamento de projetos, análise, desenvolvimento e execução de programas para obter soluções eficazes.
  • Desenvolve e mantém documentação de qualidade referente a sistemas e programas.
  • Instala sistemas de software e arquitetura de hardware.
  • Supervisiona equipes de programadores/analistas que dão suporte aos sistemas de logística.
Habilidades necessárias
Conhecimento prático de múltiplas linguagens de programação de computador, análise e projeto de sistemas, projeto de bancos de dados e hardware; gerenciamento eficaz de projetos (planos detalhados de projetos, objetivos, métodos de controle e coordenação dos esforços das equipes de projeto); sólidas habilidades de projeto, códigos e testes; conhecimento de todos os aspectos de distribuição física de produtos; elevada capacidade de comunicação.
Cargos relacionados
Especialista em Sistemas de Gerenciamento, Programador/Analista SR, Diretor de Informações Corporativas e Diretor de Tecnologia da Informação.
Trajetória da carreira
Programadores e analistas de sistemas podem ser promovidos para Analista de Sistemas SR ou Líder, ou cargos de gerenciamento de projetos em organizações de maior porte. É exigida capacidade de liderança para cargos gerenciais. Outras oportunidades de progresso profissional incluem o cargo de Vice-Presidente de Sistemas de Informações ou atuação como Consultor.
Gerente de Transportes
Descrição sumária
Coordena a eficiência de sistemas privados, de terceiros e de transportes sob contrato. Gerencia o staff e operações para garantir pontualidade e rentabilidade do transporte de todas as remessas de entrada e saída. Planeja e garante equipamentos adequados para armazenamento, carregamento e entrega de mercadorias. Responsável pela programação, direcionamento, administração orçamentária, apresentação de conhecimento de faturas de frete e negociações de contratos. Trabalha com transportadoras e despachantes internacionais para racionalizar o fluxo de mercadorias entre fronteiras internacionais e na alfândega.
Principais responsabilidades
  • Garante que as operações sejam realizadas de forma segura e dentro da lei.
  • Gerencia frotas e motoristas.
  • Solicita, avalia e analisa ofertas contratuais.
  • Negocia e administra contratos com transportadoras.
  • Orça e controla despesas.
  • Determina modelos econômicos de tráfego e rotas específicas.
Habilidades necessárias
Conhecimento prático de operações de transportadoras, direcionamento de remessas e métodos de distribuição; experiência em operações de transporte industrial, sistemas e técnicas de consolidação; conhecimento da legislação; capacidade de formular e implementar contratos; conhecimentos de custos, microinformática, medidas de desempenho e controle de estoques; capacidade de trabalhar sob pressão.
Cargos relacionados
Gerente de Operações Centralizadas, Coordenador de Transporte e Gerente de Tráfego.
Trajetória da carreira
Os gerentes de transporte normalmente têm experiência como supervisores de frota, supervisores de centro de distribuição ou analistas de logística. O sucesso nesta posição leva ao cargo de Gerente Corporativo de Transporte e, em seguida, aos cargos de Diretor de Transporte e Vice-Presidente de Logística. 
Coordenador de Estoques Gerenciados por Fornecedor
Descrição sumária
Utiliza as informações da atividade de vendas e histórico de demanda de produtos para gerar previsões, fazer ajustes e planejar a recomposição de estoques via documentos padrão EDI – Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados). Facilita atividades como, por exemplo, o ajuste do ciclo de produção para atender às necessidades de estoques dos clientes (e aumentar as vendas por produto) que otimiza o fluxo de caixa, reduz as recusas e devoluções e melhora o atendimento aos clientes.
Principais responsabilidades
Gerente de Relações com Fornecedores e Gerente de Estoques de Produtos Acabados e Armazenamento. 
Habilidades necessárias
  • Desenvolve políticas e procedimentos referentes a códigos padronizados, arquivos de preços e níveis de estoques com clientes..
  • Atua como ligação entre o pessoal de merchandising, fornecedores e áreas operacionais.
  • Elabora previsões de demanda com base em promoções, necessidades de reabastecimento e custos de transporte.
  • Pode ser responsável pelo gerenciamento de estoques no ambiente do cliente.
Cargos relacionados
Os ocupantes desta posição devem ter a confiança do cliente; portanto, este campo exige uma pessoa que saiba atuar em equipe e que goste de cooperação e estratégia de logística; conhecimentos em áreas como planejamento, compras, gerenciamento de frete, contas a pagar e/ou armazenamento; boa capacidade de apresentação e facilitação de reuniões; conhecimentos de solução de problemas, previsões, fabricação, vendas e microinformática também são necessários.
Trajetória da carreira
Experiência anterior de trabalho em administração de EDI, estoques ou compras e requisito para esta posição. O sucesso nesta área pode gerar oportunidades de gerenciamento de logística, cadeia de suprimentos ou relações com fornecedores.
Gerente de Operações de Armazenamento
Descrição sumária
Coordena a operação eficiente e rentável dos centros de distribuição comercial ou industrial ou as instalações de armazenamento. Administra atividades internas relacionadas com o recebimento e armazenamento de mercadorias, gerenciamento de estoques e reclamações. Supervisiona atividades externas relacionadas ao preenchimento de pedidos, recomposição de estoques e remessas. Responsável pelo orçamento, atendimento ao cliente, instalações e operação de equipamentos. Coordena o gerenciamento geral de estoques, produtividade, precisão e programas de prevenção de perdas para garantir que os requisitos dos clientes sejam atendidos.
Principais responsabilidades
  • Coordena atividades de entrada e/ou saída de mercadorias.
  • Implementa programas de segurança, manutenção e higiene.
  • Responsável por estoques precisos e níveis de produtividade.
  • Pode gerenciar a documentação e o fluxo de bens importados por meio de armazéns alfandegados.
Habilidades necessárias
Amplos conhecimentos de movimentação de materiais, operações de armazenamento e sistemas de transporte; conhecimento das normas de Segurança, Saúde e Meio-Ambiente exigidas; capacidade de treinamento, formação e liderança de equipes; negociação;  proficiência em microinformática.
Cargos relacionados
Diretor de Logística, Supervisor de Distribuição, Gerente do Centro de Distribuição, Gerente de Armazenamento, Gerente de Armazenamento e Entregas e Diretor de Operações de Armazenamento.
Trajetória da carreira
A experiência de trabalho como Supervisor de Distribuição, Supervisor de Produção e Especialista em Logística pode levar a esta posição. O sucesso aqui pode criar oportunidades em gerenciamento de logística, gerenciamento de instalações e aos cargos de Diretor de Transportes e Diretor de Operações.
Conheça a
Tecnologística
Rua Aureliano Guimarães, 172, cj.604 – 05727-160 – São Paulo/SP – Tel.: 11 5504-0999
©2018 JobLog. Todos os direitos reservados.